domingo, 15 de novembro de 2009

“Estivas”

Fonte:Agência Museu Goeldi

Como parte da programação do Projeto Ecomuseu da Amazônia, a exposição “Estivas”, montada no Museu Paraense Emílio Goeldi até o dia 15 de novembro, traz ao grande público uma mostra de como preservar e recuperar o patrimônio cultural e natural da Amazônia। O projeto Ecomuseu busca a melhoria da qualidade de vida das populações do Distrito de Icoaraci, Cotijuba, Caratateua e Mosqueiro। Isso é feito a partir da gestão participativa e da valorização da memória coletiva, além da criatividade dos processos culturais regionais।

A exposição aborda um novo “olhar” sobre a realidade local: tornar-se mais sensível diante das diversidades culturais, geográficas e históricas. O objetivo é fazer do visitante um multiplicador das ideias defendidas e implementadas pelo Ecomuseu da Amazônia.

Realizada por ocasião da visita de Hugues de Varine - museólogo e professor francês, Consultor Internacional em Desenvolvimento Social Local - ao Museu Goeldi para falar sobre “Conceito de Ecomuseu e Museu Comunitário, Turismo de Base Comunitária e Desenvolvimento Social Local”.

A exposição “Estivas” permite ao visitante do Parque caminhar pelas trilhas implantadas pelo projeto, chegando até às comunidades ribeirinhas e interagir com a realidade da vida simples dessas famílias, seus costumes, sua cultura, seus saberes. Além das trilhas, será reservada uma sala para a exibição de vídeos com depoimentos de pessoas das comunidades, danças folclóricas e cenas cotidianas coletadas nas áreas de atuação do Ecomuseu da Amazônia. Roda de contos e troca de experiências integram a exposição.

No dia 15 de novembro de 2009, no encerramento, haverá uma Grande Feira de Artesanato do Projeto Ecomuseu com artesãos de Icoaraci, Cotijuba, Caratateua e Mosqueiro. Nesta Feira serão expostos biojóias, cosméticos naturais, cerâmicas, ecoprodutos, bombons regionais confeccionados por artesãos de Icoaraci, Cotijuba, Caratateua e Mosqueiro.
A Feira comerá às 9:00 e terminará às 15:00.


Serviço: A exposição “Estivas” fica aberta para o público visitantes até o dia 15 de novembro de 2009, no Espaço Raízes, do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Endereço: Av. Magalhães Barata, nº 376, bairro de São Brás. Belém - Pará -

Nenhum comentário:

Postar um comentário