terça-feira, 24 de março de 2009

Escuridão pelo planeta

No próximo dia 28 de março, exatamente às 20h30, as luzes se apagam em três pontos turísticos de Belém. Durante uma hora, a história das construções do Bosque Rodrigues Alves, Mercado de São Brás e Ver-o-Peso ficará no escuro. O ato simbólico faz parte da ação“ Hora do Planeta”, um movimento de alerta às consequências do aquecimento global.

A Hora do Planeta é promovida pela rede WWF desde 2007 e pela primeira vez ocorre no Brasil. Cerca de 40 cidades brasileiras e quase 500 organizações, entre empresas, ONGs, associações e veículos de mídia já aderiram ao ato simbólico. E outros 83 países também participam ao redor do mundo.

A adesão de Belém, Rio Branco e Manaus representa o alcance da campanha na Amazônia. Pelo menos é o que acredita a secretária-geral da WWF, Denise Hamú. "O crescimento da Hora no Planeta na região merece destaque especial, por conta da significativa participação do desmatamento da Amazônia nas emissões brasileiras de gases de efeito estufa", avaliou. Assim o movimento um de seus principais objetivos: alertar a sociedade para a importância das florestas, dos serviços ambientais e da necessidade de cuidarmos do nosso planeta.

No Brasil, o desmatamento - principalmente na Amazônia e Cerrado -, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.

Itens relacionados:
www.wwf.org.br
www.horadoplaneta.org.br

2 comentários:

  1. Eu acho louvável essas iniciativas, porém ainda vai demorar muito para as pessoas se concientizarem e mudar as atitudes dos grandes poluidores e desmatadores,que estão sempre interessados em lucro.
    Mas, vale sempre a pena tentar não é?

    ResponderExcluir
  2. acho uma boa. tudo que for para o bem do planeta merece o apoio de todos.

    Kelves Raniery

    ResponderExcluir